Gavião-real é flagrado atacando arara-canindé em reserva ecológica de Mato Grosso

Flagrante foi feito por um estudante de biologia na Reserva Ecológica Cunhatai Porã. A águia sobrevoou o local antes do ataque.


Por Rota Araguaia em 12/01/2026 às 20:40 hs

Gavião-real é flagrado atacando arara-canindé em reserva ecológica de Mato Grosso
Foto: Lucas Souza

Redação

A maior águia do mundo, o gavião-real (harpia harpyja), foi flagrada atacando uma arara-canindé no último domingo (11) na Reserva Ecológica Cunhatai Porã, localizada em São José do Rio Claro, a cerca de 325 quilômetros de Cuiabá. As duas espécies são consideradas ameaçadas de extinção.

O registro foi feito pelo estudante de biologia e guia local Lucas Souza, de 36 anos, que atua na reserva. Em entrevista, ele relatou que a presença da ave de rapina provocou um silêncio incomum na floresta no momento da aproximação.

Segundo Lucas, a cena foi marcada por uma sensação difícil de descrever. Ele contou que, ao avistar o gavião-real em voo, teve a impressão de que tudo ao redor havia parado, incluindo os sons naturais da mata. O guia relatou ainda que a ave pousou em uma árvore próxima, permitindo o registro de imagens antes de desaparecer novamente na floresta.

De acordo com o estudante, mais de uma hora depois, o gavião-real foi encontrado em outra árvore, já com uma arara-canindé presa às garras, alimentando-se calmamente. Apesar de relatar tristeza ao presenciar a morte da arara, Lucas afirmou compreender que o episódio faz parte do ciclo natural da vida silvestre.

Levantamento realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no campus de Alta Floresta, aponta a existência de cerca de 25 ninhos de gavião-real no estado. A espécie, no entanto, enfrenta ameaças crescentes em razão do avanço do desmatamento, que reduz seu habitat natural.

O gavião-real é a maior águia do mundo, podendo atingir até 9 quilos de peso e cerca de 2,2 metros de envergadura. Carnívora, a ave se alimenta de diferentes espécies da fauna silvestre, como preguiças, macacos, cachorro-do-mato, ouriços, quatis, filhotes de veado, mutuns, araras, seriemas, gambás, roedores, além de répteis como lagartos e cobras.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !